segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Sociologia-A Antropologia como ciência da alteridade

Antropologia:É  a ciência da Alteridade,É a ciência que estuda a relação do homem com o meio em que ele vive(cultura).

Alguns conceitos iniciais:

Alteridade= Compreender o diferente/estranho,capacidade de se colocar no lugar do outro,conseguir olhar com os olhos do outro e ver o mundo a partir dos olhos dele.

Ex:Caso uma pessoa venha querer me impor a religião dela que é totalmente diferente da minha religião ,eu posso agir com alteridade e compreender que se eu fosse criada como essa pessoa talvez eu pensasse que nem ela e teria a mesma religião que ela.Desse modo eu estaria me colocando no lugar dela.
Ter alteridade é deixar o ego  de lado e buscar compreender o outro,como o outro ver o mundo.

AL=OUTRO            TERIDADE=Compreensão/Compreender

Aculturação:Quando uma cultura é imposta sobre outra cultura.

Ex:Quando os portugueses chegaram no Brasil,eles não agiram com alteridade e buscaram compreender os modos de viver dos índios,ao invés disso eles colocaram a cultura européia deles para que os índios se adaptassem aos costumes deles.Os portugueses catequizaram os índios e obrigaram eles a falarem português.
Houve então um processo de aculturação onde nesse caso a cultura portuguesa foi imposta sobre a cultura dos índios.

Darwinismo Social:O darwinismo social foi uma justificativa usada pelos países imperialistas para a intervenção capitalista nas regiões da Ásia e da África

Uma das teorias de Darwin é a Teoria Evolucionista das espécies animais,onde apenas os animais mais fortes sobrevivem, e para que  eles sobrevivam é necessário que eles  se adequem ao ambiente em que vivem.
Auguste Comte transpôs as teorias de Darwin para suas análises sociais.Para Comte apenas as estruturas sociais mais fortes sobreviveriam.Estas sociedades mais fortes tinham então a tarefa de garantir vida as sociedades mais rudimentares,isto se justificaria pela intervenção capitalista.

Eurocentrismo; Europa sendo elemento fundamental na constituição da sociedade moderna sendo protagonista da história do Homem.Ideia de que quem é europeu é superior que as outras raças.

Etnocentrismo:É uma etnia que se acha superior que a outra.

Eugenia:Ideia de que existe raça superior,descendência superior

Relativismo Cultural:É a ideia de que não há cultura superior ou inferior.


      Antropologia e contexto histórico

Quando as nações europeias passaram ocupar o continente africano e  asiático,perceberam que eles eram muito diferentes dos padrões europeus(socialmente,economicamente e culturalmente falando),como poligamia,agricultura de subsistência,analfabetismo,brigas entre tribos e rituais diversos...

Desse modo,para estudar esses povos diferentes dos padrões europeus surge a Atnropologia como a Ciência da Alteridade.


Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário